Terra Brasil FM

Anunciante 05

Saúde

Vacinação de adolescentes e 3ª dose devem começar a partir de 15 de setembro no Paraná

Beto Preto afirmou ainda que devem fechar ao mês de setembro com 100% da população, acima de 18 anos, vacinada.

Vacinação de adolescentes e 3ª dose devem começar a partir de 15 de setembro no Paraná
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O secretário estadual de Saúde, Beto Preto, afirmou que a vacinação adolescentes no Paraná poderá começar a partir de 15 de setembro. A data foi definida pelo Ministério da Saúde como o início da distribuição dos imunizantes da Pfizer destinados ao público de 12 a 17 anos.  Posterior a essa data, a Secretaria de Saúde do Paraná, deverá divulgar um calendário de vacinação de acordo com a chegada dos lotes de vacinação contra a Covid-19.

Beto Preto afirmou ainda que devem fechar ao mês de setembro com 100% da população, acima de 18 anos, vacinada. "Tem aquela parcela da população que não quis se vacinar e que espero acabem se vacinando, porque novas cepas devem aparecer e essas pessoas serão 'presas fáceis para essas novas cepas", disse Beto Preto ao receber parte da 49ª remessa de vacinas contra a Covid enviadas ao Paraná pelo Ministério da Saúde, nesta manhã de quinta-feira, 9 de setembro.

Beto Preto falou ainda da terceira dose de reforço da vacina. Segundo ele, os imunizantes serão destinados à população acima de 70 anos, que já tenham tomado a segunda dose há seis meses. Os imunizantes destinados a terceira dose devem começar a ser enviados a partir do dia 15 de setembro.

Conforme a recomendação do Ministério, o envio de vacinas para imunização de adolescentes, de 12 a 17 anos, deve começar no próximo dia 15 em todo o Brasil. Essa é a orientação do Ministério da Saúde, divulgada em uma Nota Técnica na úlitma quinta-feira, 2. A nova etapa, com a ampliação da campanha de vacinação, será possível após a conclusão do envio de vacinas Covid-19 para imunizar toda a população adulta brasileira com a primeira dose, prevista até a primeira quinzena do mês.

A vacinação deve ser realizada com o imunizante da Pfizer/BioNTech, considerando que é o único, até o momento, autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para essa faixa etária. Portanto, a partir da segunda quinzena de setembro, todos os estados e Distrito Federal começam a receber o quantitativo de doses destinado para esse público.

Para garantir a imunização completa, com as duas doses, a recomendação do Ministério da Saúde é para que estados e municípios sigam uma ordem de prioridades. Primeiro, devem ser vacinadas adolescentes com deficiência permanente e em seguida, quem tem comorbidades previstas no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO). Após esses dois grupos, a prioridade é de gestantes e puérperas, entre 12 e 17 anos, adolescentes privados de liberdade e por fim, adolescentes sem comborbidades.

FONTE/CRÉDITOS: Bem Paraná.

Veja também