Rádio Terra Brasil 102,5 FM

Sexta-feira, 24 de Maio de 2024

Saúde

Mudança de temperatura impacta saúde e aumenta chance de inflamação respiratória; saiba como prevenir

Vacinação em dia e cuidados básicos, como uso de soro fisiológico, ajudam a aumentar imunidade e prevenir sintomas da rinite e sinusite.

Redação 102
Por Redação 102
Mudança de temperatura impacta saúde e aumenta chance de inflamação respiratória; saiba como prevenir
IMPRIMIR
Espaço utilizado para comunicação de erro nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A queda nas temperaturas registrada na maior parte do Paraná nesta semana impacta a saúde da população. A médica otorrinolaringologista Cláudia Ciuffi explica que a mudança é sentida principalmente por quem tem inflamações respiratórias, como a rinite.

Os principais sintomas de que o corpo sente tais mudanças, segundo a especialista, são:

  • nariz congestionado;
  • coceira no nariz;
  • espirros
  • congestão nasal
  • em alguns casos, secreção que pode ser clara ou amarelada.   

A médica explica que tais sintomas são associados também ao aumento de "viroses de inverno" que atingem as vias aéreas. Isso porque, devido ao frio, as pessoas tendem a ficar mais confinadas em ambientes fechados, o que facilita a proliferação dos vírus.

Sinusite e sintomas mais severos

A médica afirmou que a busca pelas consultas aumenta principalmente por pessoas que possuem rinite e sinusite, mas também por aquelas que possuem "bloqueios" e dificuldade na comunicação entre nariz e seios da face.

"A pessoa tem um desvio de septo ou tem algum estreitamento na comunicação do nariz com os seios da face, às vezes essas comunicações são muito estreitas e isso reflete na sinusite", explicou a médica.

Gripes mal curadas ou a própria rinite, segundo a otorrino, resultam na sinusite, que tem sintomas mais severos e com duração de um maior período.

"Vira sinusite porque a secreção fica presa, não sai, infecciona e aí os sintomas da sinusite são diferentes, porque a pessoa tem dor na cabeça, um peso, secreção amarelada, pode dar tosse, e é um quadro que se arrasta", explicou a médica.

Para evitar os desconfortos, ela recomenda uma boa lavagem nasal com soro fisiológico. Para pessoas que possuem rinite, um tratamento prévio, antes da chegada de dias mais frios.

Além disso, a forma mais eficaz de prevenção as doenças é manter o calendário vacinal de toda família em dia.

 

 

FONTE/CRÉDITOS: G1
Redação 102

Publicado por:

Redação 102